top of page

Eu ouvi Noronha?


Época de férias escolares e pleno verão bombando no hemisfério sul, o mês de janeiro é quando grande parte das pessoas aproveita para viajar. Quem acabou ficando em casa ou prefere escolher outras épocas do ano para sair, o clima entre os amigos e familiares faz com que aguce a vontade de planejar sua próxima viagem de férias.

Na lista de desejos de dez entre dez mergulhadores, Fernando de Noronha é um dos principais e mais belos Parques Nacionais Marinhos do território brasileiro. A diversidade de pontos de mergulho permite com que mergulhadores de todos os níveis possam desfrutar de suas águas em praticamente todas as épocas do ano. A ilha é dividida entre o Mar de Dentro, que é a parte da ilha voltada ao Brasil, e o Mar de Fora, que é a parte virada para o continente africano. No período em que o mar de dentro está mais agitado - entre dezembro e março, com boas ondas para o surfe -, o mar de fora apresenta boas condições para o mergulho. Aliás, no Mar de Fora estão alguns dos principais pontos de mergulho da ilha e também apresenta condições de águas cristalinas durante praticamente o ano todo.

Além das águas claras e quentes durante quase todo o ano, os pontos variam desde um mergulho tranquilo até os mergulhos técnicos. Você pode, por exemplo, se divertir a menos de 18 metros de profundidade no ponto conhecido como Pedras Secas, em que dificilmente deixará de encontrar raias, tartarugas e tubarões; Ou então explorar um dos naufrágios mais conhecidos e desejados do Brasil em um mergulho técnico a mais de 50 metros de profundidade na Corveta V-17, ou Corveta Ipiranga. Independentemente de suas escolhas e dos pontos que for mergulhar, uma coisa é certa: as belezas naturais do arquipélago encantam.

Fernando de Noronha foi descoberta em 1503 e atualmente faz parte do Estado de Pernambuco com suas 21 ilhas e ilhotas, que são a parte visível de uma cadeia de montanhas submersa. A cerca de 340km da costa, desde 1988 é um Parque Nacional Marinho onde tudo é controlado para que seu valioso meio ambiente seja conservado. Por isso mesmo, não faltam atrações tanto dentro quanto fora da água em Noronha. Em seus intervalos de superfície, não deixe de curtir um pôr do sol no Mirante do Boldró, dar um passeio pela Vila dos Remédios, conhecer a Cacimba do Padre, a Baía dos Porcos, a Praia do Sancho, a Baía dos Golfinhos… são tantas lembranças, que só indo mesmo para eleger seu canto preferido da ilha. Fique ligado em nossa agenda de viagens e junte-se a nós em nossa próxima visita à Fernando de Noronha.

Caio Salles é é jornalista, instrutor de mergulho da Coral de Fogo - Diving Experience, video maker, idealizador do Projeto Verde Mar e autor das fotos que ilustram esse post.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page