top of page

5 documentários inspiradores para qualquer mergulhador


Para nos tornarmos verdadeiros mergulhadores é preciso ir além das habilidades básicas. Aprender a respirar, nadar, entender os equipamentos e até um pouco de física e biologia é questão de prática e estudo. Mas a verdade é que hoje os nossos oceanos correm grande perigo e não percebemos. Segundo a previsão do último relatório do Forum Econômico Mundial, teremos mais plástico que peixes nos mares até 2050. Precisamos fazer algo e já! Para isso, acreditamos que o primeiro passo é a conscientização. Por isso selecionados 5 documentários inspiradores que trazem parte dessa realidade tão devastadora e ao mesmo tempo mostram alguma soluções possíveis. Senta no sofá, prepara a pipoca, e vem com a gente!

1. Mission Blue

Mission Blue conta a incrível história da oceonógrafa e conservacionista Sylvia Earle e seu projeto com o objetivo de salvar os oceanos da pesca abusiva e resíduos tóxicos. Sylvia foi pioneira em muitos aspectos, desde estudos sobre espécies marinhas até a evolução dos instrumentos de mergulho. Além de ser uma mulher inspiradora, o documentário traz a triste realidade dos oceanos nos dias atuais. Enquanto em 1975 existia apenas 1 ‘dead zone’ (zona morta), ou seja, uma região sem nenhuma vida marinha, atualmente existem mais de 500. O objetivo de Sylvia é que cuidemos hoje dos oceanos da mesma maneira que cuidamos da terra. Vale cada segundo e ainda nos deixa com mais vontade de mergulhar!

2. Em Busca dos Corais

Em Busca dos Corais conta a história de um grupo de mergulhadores, cientistas e fotógrafos que decidem mapear os oceanos através de fotos e vídeos e se depararam com a rápida devastação do recife de coral australiano, o maior do mundo. O documentário ajuda a entender a relação entre o aumento de temperatura da superfície terrestre, os oceanos e suas consequências. Além de imagens chocantes, é interessante para entender melhor a biologia dos corais e como se comportam.

3. O Oceano de Plástico

Nesse documentário cientistas e exploradores retratam as consequências do despejo de plástico nos oceanos. Além da gigante poluição dos mares, eles mostram como estamos afetando os animais e toda a cadeia alimentar até nós. O mais bacana é o despertar da consciência no final com ações que nós podemos tomar no nosso dia a dia, além de cidades e empresas que já trabalham trazendo outras soluções, como a reciclagem.

4. Blackfish

Sem dúvidas esse é um dos documentários mais emblemáticos sobre a vida marinha. Ele relata a história de Tillikum, uma baleia performática que foi raptada para trabalhar presa em cativeiro em um dos parques aquáticos mais famosos do mundo e acabou matando várias pessoas. O documentário relata a incrível natureza dessas criaturas tão extraordinárias. Enquanto não existe nenhum relato de ataque de baleias à pessoas nos oceanos, onde vivem livres, a realidade é outra quando são presas e tratadas cruelmente para o entretenimento.

5. The Cove

The Cove ganhou o Oscar em 2010 como melhor documentário e relata do trabalho do ativista e fotógrafo Louis Psihoyos que dedica à vida a salvar golfinhos. Nesse filme ele mostra o terrível massacre que esses animais sofrem anualmente na baía de Taiji no Japão. Triste e impactante, é possível entender a realidade da indústria multibilionária da pesca e entretenimento.

E ai? Curtiu? Comenta aqui e indique outros documentários também!

Isabella Herdy é publicitária e se apaixonou pelo mergulho depois da sua viagem à Tailândia. Hoje faz parte da equipe da Coral de Fogo - Diving Experience e está no caminho para se tornar Dive Master.

413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page