top of page

Terminei o Curso Básico Open Water. E agora?


Você acabou de fazer seu Curso Open Water, já tem amigos para mergulhar, e agora? Devo iniciar o Curso Avançado? Esta é uma dúvida muito comum entre mergulhadores iniciantes, já que não há um número de mergulhos mínimo para iniciar este curso.

Em operações de mergulho, já ouvi de tudo: Alguns mergulhadores falam em 20 mergulhos, outros falam em 3 meses. Porém, ir para o nível seguinte, depende muito mais de seus objetivos que do seu preparo. Não há um momento padrão para fazer o curso avançado.

Primeiramente, vamos entender o que é cada curso:

O Curso básico - Open Water - contém:

  • Desenvolvimento de Conhecimento (estudo online, independente e em sala de aula) para entendimento dos princípios básicos do mergulho autônomo (SCUBA).

  • Mergulhos em águas confinadas (normalmente em piscinas) para aprendizado de técnicas básicas de mergulho (flutuabilidade, recuperação do segundo estágio do regulador, retirada e recolocação da máscara sem precisar emergir, etc).

  • Mergulhos de check out em águas abertas, no mar, onde se utilizarão as técnicas aprendidas.

Neste curso, você aprende o básico para sobreviver a um mergulho até 18 metros e ganha o certificado para mergulhar com uma dupla sem a obrigatoriedade de um instrutor acompanhando.

Este curso é pre-requisito para dois outros: Adventure Diver e Advanced Open Water.

O Adventure Diver é apenas um subset do Avançado, onde você aprende uma única especialidade, dentre uma vasta lista. Uma vez que você realize três cursos com três especialidades diferentes, você recebe a certificação Advanced Open Water. Pessoalmente, não conheço mergulhadores que tenham optado por este curso e nem acho que supre as necessidades de um mergulhador que busque o curso Avançado. Entendo que este curso possa ser feito posteriormente para agregar conhecimento, somando-se às especialidades apresentadas no curso Avançado.

No Advanced Open Water, você irá planejar sua linha de aprendizado com seu instrutor, escolhendo as especialidades a serem desenvolvidas. A grade deste curso contém:

  • Mergulho Profundo – planejamento de mergulho e como lidar com os desafios e efeitos fisiológicos de um mergulho profundo (narcose de nitrogênio).

  • Mergulho de Navegação e Orientação Submarina – refinamento da navegação com bússola e uso de técnicas de navegação com base em ciclos de pernada, marcos naturais e tempo.

  • Três mergulhos para o check de uma especialidade em cada, dependendo da necessidade/vontade do mergulhador, que poderá escolher entre fotografia, controle de flutuabilidade, identificação de peixes, exploração de naufrágios, entre outros.

Pessoalmente, acredito que os principais itens do curso avançado são exatamente os mergulhos de navegação e o profundo, pois são estes que lhe darão autonomia para vocês chamarem seus duplas e se aventurarem mundo afora, em todos os pontos de mergulho recreativo existentes. A falta deste conhecimento traz uma certa dependência e leva o mergulhador, em muitos casos, a sair com a mesma operadora, para os mesmo lugares, e fazer os mesmos mergulhos. Por este motivo, o ideal é que o curso avançado seja feito o quanto antes, para evitar que sua experiência em mergulho se torne algo maçante.

Considero boas opções de especialidade, para fechar a sua formação AOW: O controle de flutuabilidade, mergulho noturno e Enriched Air Diver (NitrOx). Lembrando que é de extrema importância que você selecione o profissional que ministrará estes cursos por sua qualidade e competência. Busque uma certificadora e um instrutor de confiança, pois o bom mergulhador é o mergulhador seguro.

Para planejar seus cursos consulte o nosso calendário e escolha os cursos de especialização para se tornar um mergulhador avançado!

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page