top of page

Nadadeira ou pé de pato: qual desses é o verdadeiro equipamento de mergulho?


Foto: Jakob Owens

Logo na primeira aula de seu curso, o instrutor vai te apresentar o equipamento de mergulho scuba completo. SCUBA é a sigla para Self-Contained Underwater Breathing Apparatus, que nada mais é do que seu equipamento autônomo para respirar debaixo d’água. Mas de que adianta respirar no fundo do mar se você não conseguir se locomover? Para isso, existe um equipamento específico, que parece muito simples, mas envolve um bocado de tecnologia, design, hidrodinâmica e materiais especiais.

Assim como peixes, tubarões, baleias e tartarugas, mergulhadores usam nadadeiras para se movimentar dentro da água. Portanto, ao se tornar mergulhador vai aprender que o nome daquele equipamento de mergulho é nadadeira e não pé de pato, como costumava chamar antes de entender que as nadadeiras são estruturas externas que muitos animais aquáticos possuem para ajudar na natação e no equilíbrio. Como bom ser aquático que vai se tornar daqui para frente, você também vai passar a ter nadadeiras.

Ao contrário de nadadores, os mergulhadores não usam os braços para se locomover. Esta função é das nadadeiras, que são desenvolvidas para impulsionar o mergulhador com um ritmo moderado de velocidade sem gastar muita energia. Existem dois modelos básicos: fechadas, que são usadas sem a necessidade de uma bota, e as abertas, que necessitam do uso de uma bota de mergulho.

Além disso, patos não tem pés, mas sim patas ligadas por membranas, que o ajudam a se movimentar na superfície de um lago, por exemplo. Os equipamentos chamados de pés de pato são usados por surfistas de bodyboard ou nadadores que não saem da superfície, assim como os patos, que no máximo dão um mergulho rápido para pegar algum alimento, mas voltam rapidamente à superfície.

E brincadeiras à parte, mergulhadores querem se movimentar principalmente no fundo do mar. Por isso, agora você já sabe: mergulhadores querem ser como peixes e não como patos e para isso usam nadadeiras. E você, já pensou em ser como um peixe? ;-)

Caio Salles é é jornalista, instrutor de mergulho da Coral de Fogo - Diving Experience, video maker e idealizador do Projeto Verde Mar.

2.416 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page