top of page

Equipamento de mergulho: o ar que respiramos embaixo d’água


Durante o ensino fundamental, aprendemos sobre o corpo humano e o sistema respiratório. Lá naquelas aulas de ciências dos tempos de colégio, a professora ou professor disse que inspiramos o oxigênio do ar e expiramos o gás carbônico de volta para a atmosfera, certo? Não está errado, mas é uma forma simples e objetiva de explicar este processo, que é um tanto mais complexo. Então, que tal entender um pouco mais sobre nossa respiração e o que ela tem a ver com o equipamento de mergulho que usamos? Vamos lá.

Para começar, o ar que nos rodeia não é composto apenas por oxigênio, mas sim uma mistura de gases. Nesta mistura, temos cerca de 78% de nitrogênio e 1% de vapor d’água e outros gases, como argônio e dióxido de carbono. Assim, em cada inspiração, nosso pulmão recebe toda essa mistura e manda parte deste oxigênio presente no ar para os tecidos do corpo através da corrente sanguínea e elimina os outros gases através da expiração.

Embaixo d'água, o processo ocorre exatamente da mesma forma. O equipamento de mergulho chamado de cilindro armazena o ar sob pressão e o regulador, outro equipamento de mergulho, transforma a alta pressão desse ar em uma pressão mais baixa para o mergulhador respirar. Este ar do cilindro, normalmente, é exatamente o mesmo ar que encontramos na atmosfera, com a diferença que ele é filtrado antes de ser comprimido dentro da garrafa.

Talvez até por conta daquelas aulas do colégio em que só se falava de oxigênio e gás-carbônico na respiração, muitas vezes as pessoas se confundem e acham que o cilindro de mergulho é cheio com oxigênio puro. Por incrível que pareça, o oxigênio em grande concentração, respirado sob pressão, pode ser tóxico ao corpo humano, além de ser um gás inflamável, o que exige cuidados especiais.

Em casos especiais, até existe a possibilidade de o equipamento de mergulho incluir um cilindro com oxigênio puro ou outras misturas gasosas, com concentrações diferentes de oxigênio, nitrogênio e outros gases como o hélio, mas para isso é preciso treinamento especial e já é assunto para um outro post. 👌🏻

Caio Salles é é jornalista, instrutor de mergulho da Coral de Fogo - Diving Experience, video maker e idealizador do Projeto Verde Mar.

1.847 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page