Uso da roupa adequada e hipotermia no mergulho


A hipotermia é uma condição fisiológica que ocorre quando a temperatura corporal cai abaixo dos 35°C, prejudicando as funções metabólicas.

Como a água é um excelente condutor térmico, ela pode ocorrer mesmo em águas tropicais em caso de exposição prolongada e sem proteção. Por isso, para se proteger, é importante utilizar a proteção térmica adequada ao ambiente. Mesmo em águas tropicais quentes é importante o uso da roupa, mesmo que fina. Na imagem abaixo é possível ver a recomendação de roupa de acordo com a temperatura da água, mas é claro que isso pode mudar de acordo com a pessoa e a frequência do mergulho, por exemplo.

O órgão do nosso corpo que mais perde calor é o cérebro. Por isso, o uso de capuz é essencial para se proteger de águas frias. Botas e luvas de neoprene também fazem uma grande diferença, apesar das luvas serem proibidas em alguns parques marinhos para evitar danos ao meio ambiente. Para saber que roupa usar peça sempre ajuda ao seu instrutor. Ele é o profissional mais capacitado para recomendar a roupa correta.

Na foto, Natalia Avseenko mergulha com belugas em águas de 1,5 graus no Ártico. Alguém por aqui teria coragem?

#hipotermia #fisiologia #mergulho #cursodemergulhoRio #segurançanomergulho #roupademergulho

23 visualizações

Endereço
Av. Repórter Nestor Moreira, 01
Mourisco Mar Botafogo,
Escola de Mergulho Coral de Fogo
Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
CEP 22290-210

Ligue ou envie uma mensagem

Cel.:       (21) 96515-1629

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta das 9h às 18h