Como o mergulho pode aproximar pais e filhos adolescentes


A adolescência é aquela fase em que os filhos começam a querer criar asas e voar para longe dos pais, certo? Já pensou que ao invés de asas, você pode dar nadadeiras e levá-lo para debaixo d’água com você? Pois é, um curso de mergulho autônomo pode proporcionar momentos inesquecíveis de aventura e diversão e ser uma excelente maneira de se aproximar do seu filho adolescente.

Mais de dois terços do planeta são cobertos por água e a maior parte da vida na Terra está no fundo do mar. Acessar este mundo colorido e cheio de vida é mais fácil do que você pode imaginar. Um curso de mergulho pode ser feito em poucos dias e crianças com apenas dez anos de idade já podem aprender esta atividade, conhecendo desde cedo conceitos de ecologia marinha e até de física e fisiologia do corpo humano. Normalmente, o curso é composto por sessões teóricas, práticas em ambiente controlado como uma piscina e quatro mergulhos em mar aberto. A partir daí, a pessoa sai formada como Open Water Diver ou, em bom português, mergulhador de águas abertas. Com esta certificação, é possível mergulhar em qualquer lugar do mundo usando o equipamento scuba, que é composto por cilindro de ar comprimido, colete, regulador, máscara e nadadeiras.

Uma coisa interessante sobre o mergulho é que ele sempre deve ser feito em dupla. Para ir para debaixo d’água conhecer as maravilhas do fundo do mar, é preciso ter um parceiro que te acompanhe. Primeiro, para garantir a segurança, já que no caso de algum improvável imprevisto, seu dupla poderá te auxiliar. Segundo, porque nada mais justo do que dividir alguns dos melhores momentos de sua vida com alguém. E se esse alguém for seu filho adolescente, melhor ainda.

Roberto Barros fez o curso de mergulho junto com sua filha Amanda, que confirma: “Eu acho que aumentou a confiança que a gente tem um no outro e a gente também passa mais tempo juntos com o mergulho, então acho que é muito bom”. Já Roberto encontrou uma bela forma de se aproximar de sua filha adolescente e está aproveitando cada momento: “O curso de mergulho permite um entrosamento prazeroso com essa questão da natureza, aproveitando estes passeios, esses momentos muito legais. Isso convivendo com uma pessoa que você ama e respeita é maravilhoso, então eu aproveito muito esse momento com minha filha”. Veja o depoimento dos dois na íntegra no vídeo acima. 👆🏼

Com a família mergulhando junta, as viagens de férias passarão a contar com fotos no mínimo diferentes das convencionais e as conversas em casa terão assuntos mais interessantes do que as velhas cobranças sobre as notas da escola. Portanto, se você procura como se aproximar de seu filho adolescente e ainda quer acrescentar emoção e conhecimento à sua vida, o mergulho é uma ótima alternativa.

Caio Salles é é jornalista, instrutor de mergulho da Coral de Fogo - Diving Experience, video maker e idealizador do Projeto Verde Mar. Imagens por Gilmar Machado.

#mergulho #escolhademergulho #benefíciosdomergulho #openwater #cursobásico

Endereço
Av. Repórter Nestor Moreira, 01
Mourisco Mar Botafogo,
Escola de Mergulho Coral de Fogo
Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
CEP 22290-210

Ligue ou envie uma mensagem

Cel.:       (21) 96515-1629

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta das 9h às 18h