Como identificar Tartarugas Marinhas


Muitas vezes mergulhando ficamos na dúvida sobre qual espécie de tartaruga era aquela. Outras vezes, infelizmente, encontramos um casco vazio na praia ou no sotão da vovó. Para isso servem as chaves de identificação. Elas mostram caraterísticas que diferem uma espécie da outra de forma inequívoca. Escolhi essa pois é baseada em placas laterais do casco, uma caraterística fácil de observar.

Como usar esta chave de identificação: O desenho mostra cada espécie e o padrão de placas laterais do casco em destaque. No nosso texto, eu digo o nome em português, o nome científico e o nome em inglês para que vocês possam consultar a chave e conferir o que dizemos.

Das 6 espécies de tartaruga marinha do mundo, alguns dizem que são 7, existem 5 no Brasil! São elas: / Tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), em inglês Leatherback turtle: Gigantesca que vive em oceano aberto. Na chave diz que seu casco não possui escudos, é coberto por "couro" e possui 5 quilhas. Inconfundível. Muito difícil de ver. / Tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea), em inglês Olive ridley turtle: Se a tartaruga possui 6 ou mais pares de placas (escudos) laterias e um casco bem redondo, ela será uma Tartaruga oliva. Muito rara no Sudeste e Sul do Brasil. Agora temos as tartarugas mais comuns no Brasil: / Tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), do inglês Loggerhead turtle: Com 5 placas laterais, raramente 6, uma carapaça mais alongada do que larga (oval) e uma cabeça bem grande. As maiores tartarugas que já vi eram dessa espécie. Mais abundante no Nordeste do Brasil do que no Sudeste e Sul. Agora se a sua tartaruga possui 4 pares de placas laterais, ela só pode ser umas das duas espécies a seguir: / Tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata), do inglês Hawksbill turtle: Nesta tartaruga linda, rajada de amarelo e preto, as 4 placas laterais são sobrepostas como em um telhado. Ela também possui um bico. Cerca de 20% das tartarugas no Sudeste do Brasil são desta espécie. / Tartaruga verde (Chelonia mydas), em inglês Green turtle: Sua cor é ... verde escuro! Nesse magnifico animal os 4 pares de placas laterais não estão sobrepostos. Para saber mais assista também o Webinar sobre Biologia Marinha preparado pela Coral de Fogo.

#tartarugamarinha #biologiamarinha #taxonomia #identificação #cursodemergulho #cursodemergulhoRio #mergulho

337 visualizações

Endereço
Av. Repórter Nestor Moreira, 01
Mourisco Mar Botafogo,
Escola de Mergulho Coral de Fogo
Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
CEP 22290-210

Ligue ou envie uma mensagem

Cel.:       (21) 96515-1629

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta das 9h às 18h