top of page

Como escolher a sua escola de mergulho

Atualizado: 14 de jul. de 2023


Já se pegou pesquisando qual escola de mergulho escolher para tirar o seu certificado ou aquela especialização que você está adiando há tempos? E na hora de viajar? Parece que o destino de mergulho é o mais fácil, mas na hora de definir a escola rola aquela dúvida, certo?

Para isso, compilei 10 pontos básicos que vão te ajudar a dar o check na hora de tomar essa decisão. Aqui vai:

1) É uma empresa? Abre em horário comercial e possui telefone fixo e CNPJ?

2) O atendimento é feito de forma clara e atenciosa indo além de somente tirar suas dúvidas? Para dar check nesse ponto é sempre válido ligar para a escola antes de fechar qualquer curso ou mergulho. O atendimento direto faz toda a diferença na hora de passar segurança ao mergulhador.

3) Trabalha com todas as etapas do mergulho: cursos, saídas, viagens e equipamentos?

4) Instalações práticas e de fácil acesso? Sala de aula, loja, oficina e piscinas no mesmo lugar? Dependendo do local a loja não possuirá piscina, pode ser uma praia nas redondezas ou uma piscina em outro local. É bom estar atento a esse ponto, pois faz toda a diferença!

5) A escola é bem clara nos valores de seus serviços e o que está incluso neles? É importante entender se a roupa e equipamentos estão no preço ou se devem ser pagos à parte, assim como saídas ao mar que incluem deslocamento e estadia em outras cidades.

6) A escola funciona sob a chancela de alguma certificadora internacional de peso? A dica neste ponto é olhar pelas principais: SSI e PADI. Lembrando que um aluno certificado com uma delas pode sempre mergulhar com lojas e operadoras que utilizam apenas a outra e vice-versa.

7) O sistema educacional é atual, aproveitando as tecnologias do momento? Uso de apps para se preparar para as aulas teóricas e/ou aulas teóricas que utilizam power point, por exemplo.

8) A escola oferece uma carga horária superior ao mercado, oferecendo um ensino com muito mais conteúdo, convívio com seu instrutor e treinamento pré-mar? Muitas lojas e operadoras fazem apenas o mínimo de horas de aulas teóricas. Inicialmente pode parecer uma boa, já que essas costumam ser as aulas "chatas", mas é muito importante lembrar que o mergulho é uma atividade muito séria que envolve diversos riscos de vida se não for feito de maneira segura. Essas horas a mais sem dúvida fazem toda a diferença em momentos de maior risco ou até de emergência quando dentro d'água.

9) Equipe de ensino multidiciplinar que ensina desde o básico até os cursos mais especializados? A escola não se restringe apenas a Open Water Diver e mergulhos de batismo, mas oferece cursos Noturnos, Naufrágio, Nitrox, dentre outros?

10) Os equipamentos de mergulho oferecidos são de qualidade? Esse quesito você pode checar pelas marcas oferecidas. Se são marcas reconhecidas no mercado é possível certificar maior qualidade.

Com esse checklist você tem a garantia que está escolhendo uma escola segura que vai te oferecer o melhor serviço!

Se você já é mergulhador, confere aqui o calendário da Coral de Fogo - Diving Experience.

Flávio Olivier é instrutor da Coral de Fogo - Diving Experience e já formou mais de 1.000 mergulhadores ao longo de sua carreira. Quer saber mais sobre ele? Espia aqui.

265 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page