top of page

6 dicas para manter seu equipamento de mergulho sempre novo


Ao terminar o seu curso Open Water Diver e começar a aproveitar os mergulhos nos mais diferentes pontos, você vai começar a entender a importância de ter o seu próprio equipamento. Provavelmente seu instrutor falou sobre isso ao longo do curso, mas como ainda estava naquela fase de conhecer este novo mundo, pode ter deixado essa informação de lado para começar a se preocupar com isso só depois. Pois bem, a hora chegou.

Como durante o mergulho estamos saindo de nosso habitat e nos colocando num ambiente totalmente diferente, o equipamento de mergulho é um equipamento de suporte à vida, afinal de contas, sem ele não seria possível enxergar, nos locomover e, principalmente, respirar debaixo d’água. Por isso, é muito importante a manutenção de seu equipamento estar em dia e ter cuidados após cada mergulho para evitar danos que acabem estragando sua diversão.

Então, quando terminamos um dia de mergulho ou uma viagem, o que devemos fazer? E se formos ficar um bom tempo sem mergulhar, como devemos guardar nossos equipamentos?

Aqui vão algumas dicas:

1 - Kit básico: máscara, snorkel, nadadeiras

Enxágue-os em água doce e deixe-os secar antes de guardar. As máscaras, em particular, podem mofar se você guardá-las ainda molhadas ou úmidas. Não deixe estes itens sob luz solar direta por longos períodos de tempo. Especialmente em climas quentes, isto pode causar o derretimento da borracha, silicone ou neoprene. Quando estiver seco, guarde sua máscara em uma caixa que irá protegê-la e não esmagá-la. Guarde as nadadeiras em uma posição plana, evitando que as palas fiquem curvadas, e também evite de colocar peso sobre a calçadeira (onde colocamos o pé) para que não se deformem.

2 - Computador de mergulho

Enxague bem seu computador de mergulho e pressione todos os botões enquanto estiver na água doce, isto garante que qualquer grãozinho de areia ou sal que esteja incrustado seja removido.

3 - Roupa de mergulho, bota, capuz e luva

Lave sua roupa de neoprene, bota, capuz e luva em água doce com algum xampu desinfetante ou de roupa de banho (Lysoform é uma boa dica). Abra e feche o zíper para remover possíveis grãos de areia ou sal. Enxágue uma segunda vez com água fresca. Se possível, deixe a roupa do lado avesso para que ela seque de dentro para fora. Certifique-se de que estejam secos antes de embalá-los.

Para guardar, pendure sua roupa de mergulho em cabides específicos para este fim para evitar que fiquem marcas ou que force as costuras e zíper. Se possível, lubrifique o zíper para garantir que eles funcionem sem problemas na próxima viagem de mergulho.

4 - Regulador

A primeira coisa a se certificar antes de colocar seu regulador na água doce é que o chapéu de bruxa esteja bem colocado e preso para evitar que entre água em seu sistema de fornecimento de ar.

Enxágue completamente seus reguladores de primeiro e segundo estágio, manômetro, profundímetro e mangueira do colete. Idealmente, mergulhe-os por alguns minutos em um tanque de água doce, com o primeiro estágio acima da linha de água. Se possível, coloque água fresca no bocal e fora da válvula de purga para remover qualquer sal ou detritos acumulados. Nunca pressione o botão de purga com o regulador dentro da água sem estar pressurizado, ou seja conectado a um cilindro aberto.

Enxágue o encaixe da mangueira do colete enquanto abre e fecha a conexão para tirar qualquer resíduo de sal ou areia que possa ter ficado ali. Se você tem protetores de mangueira, enxágue por baixo deles durante o processo de limpeza.

Depois de terminar de enxaguar o seu regulador, de uma agitada suave no segundo estágio para remover qualquer água residual e deixe secar antes de embalá-los.

5 - Colete ou Asa

Você precisa limpar seu colete ou asa tanto por fora quanto por dentro. Durante um mergulho, a água entra no colete através das válvulas de purga e do inflador de baixa pressão. Inclua o enxágue com água doce também da parte interna do colete como parte de sua rotina de manutenção pós-mergulho. Remova todo o ar do colete e coloque-o no fundo de um tanque com água doce, idealmente deixando-o de molho por alguns minutos. Isso ajuda a dissolver qualquer sal ou areia que esteja incrustado no equipamento.

Use uma mangueira para jogar água doce dentro do colete. Permita que a água flua através do inflador de baixa pressão, certificando-se de manter pressionado o botão de desinflagem para que a água realmente entre no colete. Faça o mesmo nas válvulas do ombro.

Permita que a água flua para dentro do colete até que esteja aproximadamente até a metade e depois infle-o oralmente. Com a água dentro, vire-o de cabeça para baixo e faça com que a água doce circule por todo o compartimento de ar do colete. Para esvaziar, use as válvulas do ombro e das costas, além de virar o colete de cabeça para baixo e, apertando o botão de desinflagem, deixar a água escorrer pela traquéia. Você pode repetir este processo várias vezes antes de inflar até mais ou menos a metade o colete para secar e armazenar. Este pouco de ar dentro do colete evite que as partes se grudem. Armazene seu colete em um local fresco e seco.

Para finalizar, faça uma inspeção geral em todo o seu equipamento antes de guardá-lo para evitar surpresas antes de seu próximo mergulho. Veja se as tiras e fivelas da máscara e nadadeiras estão íntegras e sem nenhum sinal de que estão prestes a arrebentar. Certifique-se de que o colete não tem nenhum vazamento; se o bocal de seu regulador está inteiro; e se o zíper de sua roupa está funcionando perfeitamente.

5 - Mergulhe sempre

Agora a principal dica: tente não deixar o equipamento guardado por muito tempo porque mergulhar é bom demais! :-)

E é claro, se precisar de qualquer ajuda com esses cuidados ou tiver qualquer dúvida, a Coral de Fogo - Diving Experience oferece consultoria e venda de equipamentos!

Caio Salles é é jornalista, instrutor de mergulho da Coral de Fogo - Diving Experience, video maker e idealizador do Projeto Verde Mar.


521 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page