top of page

Mergulho 'drift': o que é e onde encontrar


Você sabia que o mergulho em correnteza faz você poupar energia? Pois esse é o famoso mergulho drift, o mergulho em correnteza ou mergulho de arrasto, como alguns chamam. Não é incomum o mergulhador se deparar com uma leve correnteza debaixo d'água, mas é como seu sempre digo, não lute contra ela! Para quem aprende a aproveitar, o mergulho fica muito mais prazeroso. Em alguns lugares a correnteza é tão forte que é necessário mudar o planejamento para um mergulho de perfil 'drift'. Ou seja, o barco deixa os mergulhadores em um ponto inicial a favor da correnteza e ao final do mergulho o barco recolhe todos os mergulhadores em outro ponto, para onde eles foram levados. Existem lugares que é possível ver as bolhas da respiração saindo para o lado ao invés de para cima!

Vídeo na ilha de Cozumel no México, um dos destinos mais famosos do mundo para o mergulho 'drift'

A melhor parte desse tipo de mergulho é que ele não exige muito esforço. O mergulhador pode nadar tranquilamente ou até mesmo não nadar, e a correnteza se encarrega de transporta-lo de um ponto ao outro. O ponto 'negativo', se assim podemos chamar, é que exige mais experiência do mergulhador. Alguém que nunca tenha mergulhado ou tenha poucos mergulhos na conta pode acabar se perdendo do seu dupla ou se deixando levar demais sem conseguir aproveitar a vida marinha. Para mergulhadores que gostam de fotografia sub-aquática também não é indicado, porque se torna impossível parar tempo suficiente para tirar a foto perfeita.

Por isso existe o curso de especialidade Waver, Tides & Currents SSI (Ondas, marés & Correntes) que o introduz a esse tipo de mergulho, e pode ser o mais extraordinário passeio que você já fez! Este curso mostra como melhor desfrutar das correntes e evitar a luta contra ela. Talvez tenha que nadar um pouco para evitar algo no caminho, permanecer junto de seu parceiro de mergulho, ou manter o contato com a embarcação de mergulho que deve saber onde você está o tempo todo, mas na maior parte do tempo você aprenderá a flutuar com a corrente de água e apreciar a paisagem.

Se você já tem experiência, existem alguns destinos imperdíveis para experimentar o mergulho drift: pelo Brasil certamente Fernando de Noronha e Recife são os mais conhecidos. Pelo mundo, existe Galápagos, considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo; as Ilhas de Cozumel e St. Barthelémy no Caribe; Bali, Nusa Penida e as ilhas Komodo na Indonésia.

Se animou? Em junho a Coral de Fogo - Diving Experience está partindo para Cozumel para uma semana inesquecível de mergulho, incluindo a experiência em drift dive! Saiba mais aqui.


304 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page