Apneia: saiba como essa prática pode mudar a sua vida


A apneia, ou mergulho livre (freediving), é a forma mais “antiga” de envolvimento do homem com a água. Há séculos a curiosidade, e em seguida, uma forma de explorar seus recursos, levou o homem para o fundo do mar. Mas a verdade é que apenas nos anos 80 e 90 é que técnicas avançadas foram desenvolvidas para que o homem permanecesse por mais tempo e atingisse profundidades, suspendendo a respiração, até pouco tempo impensáveis. Tudo isso demandou muito conhecimento e “tecnologia” de ensino.

Na Coral de Fogo - Diving Experience são dados treinos semanais de apneia. Eles duram em torno de 2 horas e são feitos exercícios de hipercapnia, hipoxia, apneia funcional, estática e dinâmica (com e sem nadadeiras). Os treinos podem ser complementares a outras atividades físicas, como a natação, meditação, ou o próprio mergulho autônomo, ou podem ajudar a atletas a se profissionalizarem na atividade.

Selecionamos aqui alguns relatos dos nossos alunos de como essa prática impactou positivamente o seu dia a dia e mudou a vida deles:

'A apneia mudou a minha vida. Eu já mergulhava como autônomo e depois que eu passei pra apneia começou a mudar tudo. Foi um pouquinho de cada vez, como se fosse uma religião, uma filosofia. Você aprende a respirar melhor, a controlar mais o stress, as emoções. Aí fui fazer ioga para melhorar ainda mais a performance e passei a fazer também meditação. Uma coisa foi levando a outra, então me mudou como um todo mesmo. A ideia é que eu estou sempre querendo evoluir. Parei outros exercícios e substituí pelo treino de apneia que hoje eu faço em média 3x por semana. Hoje apneia é a minha religião.' - Marcelo Giannini.

'Estou treinando com a Coral de Fogo desde julho, mas comecei no meu primeiro curso com a Carol Schrappe em 2011. Comecei a apneia primeiramente para variar a atividade física, já que tem um lado super relaxante e como uma mais oportunidade de estar no mar e na água. Indico a apneia para quem está se sentindo estressado, para relaxar, para quem quer aprender coisas novas, já que é uma atividade ainda pouco conhecida, e também para quem quer superar seus limites de alguma forma.' - Edson Cunha

'Pratico apneia há quase 2 anos, mas eu já praticava caça submarina há mais tempo, 5 anos aproximadamente. De 2 anos pra cá, quando participei do primeiro torneio de apneia que comecei a levar mais a sério. Recomendo muito porque a apneia torna a vida mais saudável. Você se exercita melhor para ter um bom rendimento, melhora a alimentação, e tudo isso ajuda na sua saúde.' - Rodrigo Pereira

'Pratico apneia desde 2017 quando fiz o curso com a Carol Schrappe na Coral de Fogo. A decisão de fazer o curso foi muito por acaso, já que sempre gostei muito de mergulho, mas nunca tinha pensado em apneia, mas a oportunidade casou com o meu momento de vida. E então eu curti muito mais do que eu imaginava! A apneia é você mergulhar dentro de si no mar. É uma outra forma de visão. Desde que comecei sinto que tenho um conhecimento corporal que eu não tinha antes, então tento conciliar a minha vida para a prática de apneia.' - Marcia Pinheiro

Curtiu? Se você já fez algum curso de apneia, veja também o nosso treino aberto gratuito no dia 5 de Abril. Nunca fez apneia mas tem vontade de aprender? Confira o curso de apneia com a nossa recordista sul-americana, Carol Schrappe dos dias 21 a 25 de Maio.

Isabella Herdy é publicitária e se apaixonou pelo mergulho depois da sua viagem à Tailândia. Hoje faz parte da equipe da Coral de Fogo - Diving Experience e está no caminho para se tornar Dive Master.


149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Endereço
Av. Repórter Nestor Moreira, 01
Mourisco Mar Botafogo,
Escola de Mergulho Coral de Fogo
Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
CEP 22290-210

Ligue ou envie uma mensagem

Cel.:       (21) 96515-1629

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta das 9h às 18h