top of page

Apneia: saiba como essa prática pode mudar a sua vida

Foto do escritor: Isabella HerdyIsabella Herdy

A apneia, ou mergulho livre (freediving), é a forma mais “antiga” de envolvimento do homem com a água. Há séculos a curiosidade, e em seguida, uma forma de explorar seus recursos, levou o homem para o fundo do mar. Mas a verdade é que apenas nos anos 80 e 90 é que técnicas avançadas foram desenvolvidas para que o homem permanecesse por mais tempo e atingisse profundidades, suspendendo a respiração, até pouco tempo impensáveis. Tudo isso demandou muito conhecimento e “tecnologia” de ensino.

Na Coral de Fogo - Diving Experience são dados treinos semanais de apneia. Eles duram em torno de 2 horas e são feitos exercícios de hipercapnia, hipoxia, apneia funcional, estática e dinâmica (com e sem nadadeiras). Os treinos podem ser complementares a outras atividades físicas, como a natação, meditação, ou o próprio mergulho autônomo, ou podem ajudar a atletas a se profissionalizarem na atividade.

Selecionamos aqui alguns relatos dos nossos alunos de como essa prática impactou positivamente o seu dia a dia e mudou a vida deles:

'A apneia mudou a minha vida. Eu já mergulhava como autônomo e depois que eu passei pra apneia começou a mudar tudo. Foi um pouquinho de cada vez, como se fosse uma religião, uma filosofia. Você aprende a respirar melhor, a controlar mais o stress, as emoções. Aí fui fazer ioga para melhorar ainda mais a performance e passei a fazer também meditação. Uma coisa foi levando a outra, então me mudou como um todo mesmo. A ideia é que eu estou sempre querendo evoluir. Parei outros exercícios e substituí pelo treino de apneia que hoje eu faço em média 3x por semana. Hoje apneia é a minha religião.' - Marcelo Giannini.

'Estou treinando com a Coral de Fogo desde julho, mas comecei no meu primeiro curso com a Carol Schrappe em 2011. Comecei a apneia primeiramente para variar a atividade física, já que tem um lado super relaxante e como uma mais oportunidade de estar no mar e na água. Indico a apneia para quem está se sentindo estressado, para relaxar, para quem quer aprender coisas novas, já que é uma atividade ainda pouco conhecida, e também para quem quer superar seus limites de alguma forma.' - Edson Cunha

'Pratico apneia há quase 2 anos, mas eu já praticava caça submarina há mais tempo, 5 anos aproximadamente. De 2 anos pra cá, quando participei do primeiro torneio de apneia que comecei a levar mais a sério. Recomendo muito porque a apneia torna a vida mais saudável. Você se exercita melhor para ter um bom rendimento, melhora a alimentação, e tudo isso ajuda na sua saúde.' - Rodrigo Pereira

'Pratico apneia desde 2017 quando fiz o curso com a Carol Schrappe na Coral de Fogo. A decisão de fazer o curso foi muito por acaso, já que sempre gostei muito de mergulho, mas nunca tinha pensado em apneia, mas a oportunidade casou com o meu momento de vida. E então eu curti muito mais do que eu imaginava! A apneia é você mergulhar dentro de si no mar. É uma outra forma de visão. Desde que comecei sinto que tenho um conhecimento corporal que eu não tinha antes, então tento conciliar a minha vida para a prática de apneia.' - Marcia Pinheiro

Curtiu? Se você já fez algum curso de apneia, veja também o nosso treino aberto gratuito no dia 5 de Abril. Nunca fez apneia mas tem vontade de aprender? Confira o curso de apneia com a nossa recordista sul-americana, Carol Schrappe dos dias 21 a 25 de Maio.

Isabella Herdy é publicitária e se apaixonou pelo mergulho depois da sua viagem à Tailândia. Hoje faz parte da equipe da Coral de Fogo - Diving Experience e está no caminho para se tornar Dive Master.


 
 
 
coral_de_fogo_01b.png

Endereço
Avenida das Americas, 2300 A, sala anexo
(ficamos dentro Arouca Barra Clube)
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP 22640-101

Horário de Funcionamento:

> Atendimento presencial
Segunda a Sexta das 10h às 17h

> Atendimento online (Telefone/ WhatsApp)

Segunda a Sexta das 09h às 19h

Contato

Ligue ou envie uma mensagem

Cel.:       (21) 96515-1629

atendimento@coraldefogo.com

cressi.png
bottom of page