top of page

Cozumel: um paraíso caribenho a ser descoberto


Talvez você nunca tenha escutado falar de Cozumel, mas tenho certeza que 'Caribe' já passou pela sua cabeça na hora de escolher o próximo destino das férias. Então aqui vai a dica: a Ilha de Cozumel, também conhecida como "Ilha das Andorinhas" fica a 10km da costa mexicana e faz parte do conjunto de ilhas que formam o Caribe. Apenas as praias paradisíacas, comidas típicas e vida agitada poderiam ser suficientes para convencê-lo a comprar a sua próxima passagem de avião para lá. Mas não é que a ilha tem ainda mais para oferecer quando falamos da vida submersa?

Cozumel faz parte da segunda maior barreira de corais do planeta, após a Great Barrier Rief na Austrália. A barreira possui 22km com 26 espécies de corais e mais de 500 espécies de peixe, e tudo isso pode ser admirado mergulhando a partir da pequena ilha de Cozumel. Lá rolam os famosos mergulhos 'drift', ou seja, em correnteza, onde podem ser admiradas até 3 espécies diferentes de tartarugas: as tartarugas-comum, tartarugas-de-pente e tartarugas-verde.

O que é um mergulho 'drift'?

Mergulhos 'drift' são os mergulhos em correnteza, aqueles em que o mergulhador é transportado pelas correntes marinhas de um ponto para o outro, apenas 'se deixando levar'. Neles normalmente o barco deixa os mergulhadores em um ponto e busca em outro, já que a volta pela correnteza se torna inviável. Apesar de existir um curso específico de mergulho drift para melhorar as suas habilidades, não é preciso experiência prévia para experimentar esse tipo de mergulho em Cozumel. Explicamos mais aqui sobre o mergulho drift.

E não acaba por aí! Vamos aos dados técnicos que todo bom mergulhador precisa saber. Visibilidade: entre 20 e 40 metros. Isso mesmo! Dependendo do dia e da época do ano a água é tão transparente que é possível enxergar até 40 metros, e com muita sorte, já ouvi visitantes falando em até 60m. 😱Frio? Nem pensar. A temperatura da água varia de 25°C a 29°C. Nada que uma roupa de neoprene fina não dê conta.

Ainda está na dúvida?

Jacques-Yves Cousteau, nada menos que o cientista, oceonógrafo e inventor do instrumento de mergulho autônomo - SCUBA - reconheceu Cozumel como um dos 5 melhores destinos de mergulho do mundo. Se ele falou, é você que vai duvidar? Para os que nunca mergulharam com cilindro, crianças ou para aqueles dias mais tranquilos, Cozumel também pode ser explorado de snorkling. Isso porque suas belezas naturais podem ser apreciadas a poucos centímetros abaixo da superfície.

E aí? Ficou com vontade? Saiba mais sobre a viagem a Cozumel com a Coral de Fogo - Diving Experience que vai rolar de 30 de junho a 07 de julho.

Isabella Herdy é publicitária e se apaixonou pelo mergulho depois da sua viagem à Tailândia. Hoje faz parte da equipe da Coral de Fogo - Diving Experience e está no caminho para se tornar Dive Master.


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page