6 razões para fazer um Curso de Mergulho


Conheço muita gente que já mergulhou inúmeras vezes sempre fazendo o famoso 'batismo' para conhecer as maravilhas submersas de um novo destino de viagem. Nessa forma de mergulho, a pessoa precisa necessariamente de um instrutor para ser seu guia particular. Eu entendo a preguiça e até o gasto que se tem fazendo um curso de mergulho, mas uma vez com ela, a sua vida de mergulhador muda completamente e eu te juro que vale cada segundo (e centavo)!

Foto: mergulho em Koh Phi Phi, Tailândia

Por isso, listei aqui 6 razões do porquê tira-lá:

1) Os mergulhos ficam mais baratos. Bom, o motivo #1 fala por si só. Com uma certificação de um curso de mergulho para iniciantes (o famoso Open Water), a maioria das operadoras oferece o mergulho, sem nenhum tipo de curso envolvido, mais barato. Já valeu a pena, né? Então se você tem alguma viagem marcada e pretende mergulhar, não perca tempo! Recomendo que faça o curso o quanto antes para chegar no local já experiente.

2) Você não vai mais precisar obrigatoriamente de um instrutor mergulhando com você. Ou pelo menos você não precisará que ele seja o seu dupla. No mundo do mergulho, por questões de segurança, ninguém mergulha sozinho, independente da experiência que tenha. Então você sempre tem um parceiro(a) que chamamos de 'dupla'. Sem o certificado, você sempre mergulhará com um instrutor. Já com o certificado, você pode mergulhar apenas com o sua dupla :)

OBS: Eu tirei a minha certificação de curso de mergulho e fiz algumas especializações, mas ainda assim não me sinto 100% segura para mergulhar sem nenhum profissional. A vantagem é que eu sempre mergulho com a minha melhor amiga! Tiramos o certificado juntas. Assim, ela é o meu dupla no mergulho, já nos conhecemos bem debaixo d'água e sabemos como nos comunicar, mas temos sempre um profissional para nos guiar e garantir que estará tudo bem em caso de emergência.

3) Os mergulhos com um dupla que você já conhece ficam mais divertidos! Além de recomendar fortemente o curso de mergulho, chamado Open Water Diver, como disse, ele fica ainda mais divertido quando você faz com um amigo, familiar ou parceiro(a). Isso porque você vai perceber que essa pessoa vai virar o seu dupla de mergulho pra vida! E dividir esses momentos debaixo d'água com alguém que você tenha intimidade torna a experiência ainda mais inesquecível. Algo que muitas pessoas fazem e particularmente eu acho incrível, é dar o curso de mergulho de presente de aniversário, dia dos pais/mães ou dos namorados ;) Quer surpresa melhor que essa?

4) Você vai aprender a montar seus equipamentos. Isso mesmo! Após o curso de mergulho para iniciantes quem prepara a roupa, o cilindro, colete, etc é você. Confesso que antes do curso me sentia um pouco deslocada nas saídas de mergulho em que o instrutor precisava ficar preparando tudo pra mim...

5) Você vai aprender todas as técnicas de segurança e emergência no mergulho. Em qualquer saída ao mar sempre haverão instruções de segurança, e principalmente, uma pequena prática para aqueles que nunca mergulharam. Porém, fazendo o curso, além de muitas horas de prática a mais, que garantem a segurança do aluno, na parte teórica é possível entender como melhor equalizar a pressão do ouvido, como reagir à momentos de emergência, etc. Mergulho é muito divertido, mas também é sério! Garantir um bom curso básico é fundamental para garantir uma experiência incrível!

6) Você será apresentado ao fantástico mundo do mergulho! Uma vez certificado, você entrará em um novo mundo nunca antes habitado. Vai conhecer gente nova, descobrir lugares remotos que entrarão nas suas wish lists de viagem, vai ficar viciado em completar mais um mergulho para atualizar o seu dive log (caderninho ou app onde você contabiliza todos os seus mergulhos com detalhes). Além disso, o curso de mergulho para iniciantes é só o primeiro passo. Depois dele você vai querer mergulhar ainda mais profundamente, com naufrágios, à noite! E todas essas são especializações que você faz depois desse primeiro passo.

E aí? Deu vontade? Todo mês oferecemos na Coral de Fogo o curso de mergulho para iniciantes, ou Open Water Diver como também é conhecido, além de diversos cursos de especialidades. Só checar nosso calendário e ficar ligado :)

Isabella Herdy é publicitária e se apaixonou pelo mergulho depois da sua viagem à Tailândia. Hoje faz parte da equipe da Coral de Fogo - Diving Experience e está no caminho para se tornar Dive Master.


71 visualizações

Endereço
Av. Repórter Nestor Moreira, 01
Mourisco Mar Botafogo,
Escola de Mergulho Coral de Fogo
Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
CEP 22290-210

Ligue ou envie uma mensagem

Cel.:       (21) 96515-1629

Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta das 9h às 18h